sexta-feira, 12 de julho de 2013

Um pouco sobre a Depressão




“Depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. Cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum período da vida. Quando o quadro se instala, se não for tratado convenientemente, costuma levar vários meses para desaparecer. Depressão é também uma doença recorrente. Quem já teve um episódio na vida, apresenta cerca de 50% de possibilidades de manifestar outro; quem teve dois, 70% e, no caso de três quadros bem caracterizados, esse número pode chegar a 90%. A depressão é uma patologia que atinge os mediadores bioquímicos envolvidos na condução dos estímulos através dos neurônios, que possuem prolongamentos que não se tocam. Entre um e outro, há um espaço livre chamado sinapse, absolutamente fundamental para a troca de substâncias químicas, íons e correntes elétricas. Essas substâncias trocadas na transmissão do impulso entre os neurônios, os neurotransmissores, vão modular a passagem do estímulo representado por sinais elétricos. Na depressão, há um comprometimento dos neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento normal do cérebro. (Dr. Drauzio Varella)

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados alarmantes sobre a depressão. A condição atinge mais de 100 milhões de pessoas pelo mundo. Antidepressivos, segundo os médicos, podem ser remédios realmente úteis, mas funcionam completamente em apenas de 30% a 40% dos casos. Depois de tentar usar de dois a quatro medicamentos diferentes, apenas um terço dos pacientes consegue se livrar da depressão. (http://hypescience.com/tratamento-simples-depressao).”

Questão de Atitude
 Além de acompanhamento médico, algumas atitudes, embora simples, são fundamentais para o controle da doença. Entre elas:
1 - Cultive um hobbye – seu hobbye deve te trazer satisfação a curto prazo. Pode ser trabalhos manuais, música, dança,  jardinagem, fotografia...
2 - Pratique exercícios físicos – se o tempo e a rotina impedem de freqüentar academias, opte por ir de bicicleta ou a pé pro trabalho. Fazer pequenas caminhadas durante o dia. Subir escadas ao invés de elevador.
“Indivíduos que se exercitaram apresentaram menos sintomas de ansiedade e depressão, além de níveis menores de estresse e raiva”, afirma Smits. “A prática de exercícios parece atuar em sistemas neurotransmissores específicos do cérebro, assim como os antidepressivos, e isso tem ajudado os pacientes que sofrem de depressão a restabelecer comportamentos positivos. Para pacientes que sofrem de ansiedade, os exercícios reduzem seus medos do medo e de sensações corporais relacionadas ao medo, como coração acelerado e respiração ofegante.” (Jasper Smits, diretor do Programa de Pesquisa e Tratamento da Ansiedade na Universidade Southern Methodist, de Dallas.)
3 - Cultivar boas e novas amizades – sair com uma amiga pra conversar, tomar um suco, olhar vitrines, fazer compras. Não se feche em si mesmo. Cultive novas amizades: Colegas do seu trabalho podem ser pessoas incríveis que você nem conhece direito. Veja o que todas têm de bom e compartilhe o que você tem de bom.
4 - Faça meditação ou Yoga. A técnica trabalha respiração, concentração, equilíbrio e postura. Você relaxa e, ao mesmo tempo, pratica exercício, liberando no corpo o hormônio da felicidade.
5 - Agradeça diariamente – não importa a sua crença ou religião. Agradeça diariamente, pela sua família, seus amigos, seus dons, sua integridade física, pelo ar, pela água, pela natureza, pelos animais, pela sua vida...
Sorria sempre... Faça do sorriso seu principal acessório da moda.
Beijos e cuidem-se.
Maria Elisabete Silveira 

Um comentário:

  1. Ola

    Adorei teu espaço!
    Não entendo nada de artesanato, apenas da beleza que me agrada e muito aos olhos e as sensações. Serei leitora assídua e admiradora. Assim como admiro esta pessoa maravilhosa que é você.
    Grande abraço

    Cátia

    ResponderExcluir

Oi, obrigada pelo seu comentário. Logo ele poderá ser visualizado. Beijinhos.