segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Depressão não é tristeza



Por que a informação é a maior arma contra o preconceito:
 
"Por ser a doença mais freqüente, está sendo chamada de “o mal do século”. A Organização Mundial da Saúde já a considera como um problema prioritário em saúde pública, visto que é tida como a primeira causa de incapacidade entre os problemas de saúde. O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV, 2002) traz a prevalência dessa patologia, sendo que acomete de 10 a 20% da população mundial.
Todavia é necessário um cuidado para que a depressão não se torne “a doença da moda”, o que pode ocorrer se não houver diferenciação entre tristeza e depressão.
Tristeza é um sentimento, uma reação normal do organismo frente a uma situação de perda, decepção ou frustração. É um sentimento passageiro e necessário, pois auxilia o indivíduo a elaborar o sofrimento, possibilitando a reorganização interna e superação da fase difícil.
Já a Depressão é uma Patologia classificada como um Transtorno do Humor (DSM IV, 2002; CID-10, 1993) Suas características principais são o humor triste e o desânimo. Todavia, existe uma multiplicidade de sintomas psicológicos, físicos e sociais, tais como: tristeza, choro fácil ou freqüente, apatia, tédio, irritabilidade aumentada, ansiedade, desesperança, anedonia, cansaço fácil e constante, alterações no apetite, diminuição da libido, pessimismo, sentimento de culpa e remorso, desejo de desaparecer e dormir pra sempre, ideação ou atos suicidas, déficit de atenção e memória, auto-estima diminuída, tendência a permanecer na cama o dia todo, diminuição da fala (em tom ou lentidão). Em casos onde a Depressão apresenta-se de maneira intensa, pode haver sintomas psicóticos como  alucinações e delírios (Delgalarrondo, 2008).

Tratamento para Depressão:
1 – antidepressivos: indispensável na depressão grave. A resposta leva entre 2 a 4 semanas.
2 – Psicoterapias: individual ou em grupo. Pode-se associar com antidepressivos.
3 – Exercícios físicos: coadjuvante, tanto no tratamento agudo como para evitarem recaídas."
 
Fonte: Grupo de Apoio a Pessoas Depressivas – SMS Agrolândia/SC

Beijinhos no coração e cuidem-se.
Maria Elisabete Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada pelo seu comentário. Logo ele poderá ser visualizado. Beijinhos.